Buscar

Lançamento Respirador Facil VESTA

No dia 21 de junho de 2022 ocorreu o evento de lançamento do respirador facial Vesta no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UnB com a participação de pesquisadores, representantes de agência de fomento, gestores da UnB e empresas.

O respirador Vesta foi idealizado em decorrência da emergência sanitária imposta pela pandemia e foi desenvolvido numa parceria da Universidade de Brasília com a Universidade Federal de Campina Grande. Seu diferencial em relação a outros respiradores do tipo N95 está na utilização de nanotecnologia, o que o torna um dos melhores produtos do mercado.

O respirador Vesta possui em sua composição uma camada de nanopartículas de quitosana, um material de origem da casca de camarão.

Esta camada de nanopartículas é responsável por sua maior eficácia em relação a produtos similares no mercado, visto que filtra 99% de partículas do ar e, além disso, inativa até 99% de partículas virais como coronavírus e influenza.

Os testes científicos demonstraram que esta máscara além de segura e mais confortável, poderá auxiliar muito na redução da contaminação por vírus respiratórios, protegendo vidas!

Neste ano o produto teve seu registro aprovado pela ANVISA e a empresa paulista Life Care começou a fabricá-lo em larga escala, inclusive distribuindo ele gratuitamente para os profissionais do sistema de saúde pública.

Logo será comercializado nas farmácias de todo o Brasil, um feito histórico e fantástico para a Universidade!

A equipe do LCBNano está de parabéns por fazer parte da liderança no desenvolvimento, realização de testes, a proteção intelectual e licenciamento tecnológico do produto!

Viva a ciência e que este exemplo sirva de inspiração para os demais cientistas brasileiros como um modelo translacional da ciência! #LCBNano #vesta #Respirador #Anvisa #LifeCare #UnB #RespiradorFacial