Buscar

Nano Drops - Quem foi Richard Feynman?


O físico Richard Freynman nascido em 11 de maio de 1918, foi incentivado desde jovem por temas científicos através da leitura e brincadeiras envolvendo matemática e raciocínio lógico. Em sua graduação, no Massaschussets Institute of Technology (MIT), se interessou pelas problemáticas que existiam na formulação clássica da eletrodinâmica. Interesse que resultou no reconhecimento pelo Prêmio Nobel de Física em 1965 pelo desenvolvimento de uma versão nova e “melhorada” da teoria da eletrodinâmica quântica. Não só isso, mas Freynman sugeriu a manipulação de átomos em escala nanométrica, durante uma palestra intitulada "Há mais espaços lá embaixo" (There is plenty of history at the bottom), defendendo em seus trabalhos que não existia nenhum obstáculo teórico à construção de pequenos dispositivos compostos por elementos muito pequenos. Desta forma, ele abriu as portas para o desenvolvimento de aparelhos cada vez menores e mais poderosos! Freynman veio a falecer em 1988 em Los Angeles de câncer abdominal, mas deixou contribuições significativas para o campo da Física e da Nanotecnologia.

Referências:

Licio, J.G., & Silva, C. C. (2019). O que Richard Freynman tem a nos ensinar sobre natureza da ciência? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37, 146-172.

Peter A. Schulz (2018). There is plenty of history at the bottom – an invitation to revisit a talk. Revista Brasileira de Ensino de Física, 40 (4).


Créditos: Natália Ornelas e Matheus Daniel (Elaboração do conteúdo); Ana Beatriz de C. Minervino (Elaboração do design dos cards); Alicia S. Ombredane, Marcella L. B. Carneiro e Graziella A. Joanitti (coordenadoras de conteúdo e produção dos cards).


#nano #LCBNano #UnB #biotec #biotecnologia #Nanociencia #Nanobiotecnologia #Drops #NanoDrops #RichardFeynman